Habilidade desenvolvida para organização ou dom natural?


Por Tereza Karam

Desde menina eu pedia caixinhas para guardar meus mimos: ‘Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar!’ Com formação em Psicologia, entendo que a ordem e o caos podem conviver, mas foi no curso de pós graduação em Gestão da Qualidade, que descobri como isso pode ser administrado através da ciência da organização.

Entendo também, que alguns como eu, já nasceram com a habilidade da organização e ao longo do tempo refinam através de técnicas. A ciência da organização é baseada em estudos do comportamento humano e tem recebido respaldo através da neurociência: somos criaturas de hábitos!

Criar hábitos faz parte do nosso sistema de funcionamento, pois é a maneira como o cérebro encontra para economizar energia. Quando repetimos o mesmo trajeto, comemos as mesmas coisas, nos interessamos pelos mesmos assuntos… o cérebro entende que isso é produtivo e deixa de questionar se é racional.
E aí mora o problema: criamos hábitos nada saudáveis!

Podemos facilmente nos acostumar com desordem e bagunça!

Podemos achar que isso faz parte do nosso ser, quando na verdade, criamos sistemas improdutivos!

Como sair disso?

Comece AGORA!

Altere um hábito pequeno como por exemplo, pegar suas correspondências e abrir uma por uma dando um destino imediato:
1- Lixo
2- Pasta de documento
3- Efetuar pagamento

DICA DA TERE: a primeira vez que colocar a mão num documento, dê um destino a ele!

Personal Organizer Curitiba é com a Dica da Tere, especialista em organização. Ensina você desde como organizar um armário até criar um ambiente feliz!

Deixe sua Resposta