Ambiente organizado e ar renovado!


Por Tereza Karam

Muitas pessoas acreditam, que estar num ambiente organizado longe da poluição externa é sinônimo de ambiente saudável. Pode ser ou não! Estudos tem revelado, que dentro de um escritório com móveis cheirando novo ou uma casa recém pintada, a qualidade do ar pode estar comprometida por COVs ‘compostos orgânicos voláteis’.

Normalmente associamos a pintura de paredes e a aquisição de móveis novos com o prazer do ambiente organizado, limpo e saudável. Esta percepção ocorre em função dos estímulos visuais que o cérebro recebe.

O que é novo é percebido com euforia e tende a gerar uma sensação positiva de realização!

O problema é que na composição de tintas, verniz, solventes, papéis de parede, carpet está o carbono que é um poluente do ar. Para agravar, os ambientes tendem a ficarem fechados e acabamos inalando os compostos voláteis de móveis novos e paredes pintadas!

Se não estamos em casa, ela fica fechada!
Estamos no escritório com ar condicionado ligado, portas e janelas fechadas!

O que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar?

Podemos lançar mão de um forte aliado, também ser vivo como nós e que faz trocas com o meio ambiente, as plantas.

Investir em plantas naturais dentro de casa, além de deixar a decoração mais leve, também faz bem à saúde. Isso porque pode-se empregar a fitorremediação, que é o uso de plantas para remover contaminantes orgânicos e inorgânicos.

Algumas plantas se mostram mais adequadas para estes ambientes fechados, mas é preciso verificar a luminosidade, investir na qualidade da terra e no tamanho do vaso para que a planta esteja saudável e possa renovar o ar do ambiente organizado.

Como Personal Organizer sempre recomendei plantas naturais em ambientes internos e com a sugestão de especialistas na área, a escolha pode ficar mais acertada. Confira!

Samambaia são plantas que crescem na sombra e em locais de alta umidade, mas não gostam de vento. É importante manter o vaso da samambaia sempre úmido. Plantas com pouca rega ficam amareladas e suas folhas secam rapidamente.

Samambaia

Samambaia

Jibóia é uma planta com caráter de trepadeira necessitando de suporte de tronco, pilar, cerca ou paredes onde as raízes se fixam naturalmente ao suporte.

Jibóia

Jibóia

Heras crescem debaixo de sol ou sombra o que confere versatilidade, podendo ser utilizada como planta pendente ou conduzida através de treliças.

Heras

Heras

 

Dica da Tere: traga a natureza verde para dentro do seu ambiente residencial ou laboral e crie um ambiente feliz!

8 Respostas


  • Maria Luiza Amatuzzi // // Resposta

    Adorei suas dicas e o blog!!
    Bjs Maria Luíza

  • Marisa // // Resposta

    Muito bom!

  • Marilda Dalcuche // // Resposta

    Que delícia um ambiente organizado e com plantas que retiram a poluição. Boas dicas!

  • Denise Tosin // // Resposta

    Adorei suas dicas. Bjs

  • Marli Madalena Perozin // // Resposta

    Bom e inteligente!

  • Nelci Kaletka // // Resposta

    Sensacional, ambiente bem arejado e gostoso.

  • Tereza Karam // // Resposta

    Fico feliz por saber que as DICAS que compartilho fazem bem àqueles que dedicam tempo lendo o blog. Grata pelos comentários!

  • Vilma // // Resposta

    Gostei.

Deixe sua Resposta