A Psicologia e a organização de ambientes!


Por Tereza Karam

Quando pensamos em Psicologia a imagem que vem à mente é de um consultório onde o cliente fala e o profissional ouve. Não adiantar negar, está impregnada a linha Freudiana como sinônimo de Psicologia, mas a aplicação vai muito além disso envolvendo inclusive a organização de ambientes.
Quando entro na intimidade do meu cliente através de demandas de organização de ambientes, logo percebo a relação direta daquilo que trabalhava em consultório. As cognições das pessoas em relação a importância dos objetos precisam ser identificada, quando vamos ajudar a colocar ordem nos ambientes.

• Um sapato num closet pode não ser apenas mais um sapato
• Um livro numa estante pode conter uma bela história
• Discos e CDs revelam um estilo, mas também momentos eternizados através das músicas
• Um closet abarrotado de peças sem uso revelam um pedido de ajuda
• A coleções de relógios, brinquedos, bonecas, selos, orquídeas… podem conter a chave para resolver o interno com a organização do externo!

O que tenho percebido, nas relações que estabeleço com as pessoas que solicitam a organização de ambientes, é que este trabalho vai muito além de dobrar roupas ou decorar espaços.

A necessidade delas também é por um ouvido amigo, uma companhia para trocar ideias, alguém com sensibilidade para perceber o que não é dito, alguém que possa acompanhar ‘in loco’ um processo de mudança.

Como Personal Organizer conheço a ciência da organização e como Psicóloga conheço a ciência do comportamento humano!

Tenho colecionado boas e belas histórias em minhas intervenções, ajudando pessoas a fechar ciclos passados, viver o tempo presente intensamente e assim construir um ambiente feliz!

Nesta entrevista para TV conversei um pouco sobre estas questões mais subjetivas do trabalho como Personal Organizer.

http://pr.ricmais.com.br/ver-mais-curitiba/videos/psicologa-e-personal-organizer-te-ensina-a-se-desapegar-dos-objetos-esquecidos-em-casa/

Dica da Tere: Olhe para cada espaço do ambiente em que vive e identifique se eles estão saudáveis! Traga à mente as histórias contidas nos objetos!

Personal Organizer Curitiba é com a Dica da Tere, especialista em organização! Ensina você desde como organizar a casa, até criar um ambiente feliz!

4 Respostas


  • nanda // // Resposta

    Concordo que o exterior reflete o interior. Bora arrumar e deixar lindinho os dois. Ótimo artigo!!!!

  • Luize // // Resposta

    Bem interessante! E muitas vezes enquanto dobramos, arrumamos e guardamos roupas e objetos assim também estamos organizando nossos pensamentos idéias e sentimentos 😉

  • Fernanda // // Resposta

    Adorei seu trabalho!
    Obrigada por compartilhar essas informações valiosas!
    Beijo
    Arquiteta Fernanda Distéfano

  • Tereza Karam // // Resposta

    O aprendizado constante me fascina e compartilhar isso mais ainda. Fico feliz que as mídias digitais possibilitam uma comunicação de forma mais fácil e rápida!

Deixe sua Resposta