Organizar-se é preciso!


Por Tereza Karam

Datas importantes precisam ser comemoradas, e se existe o ‘Dia da Arrumação’, então organizar-se deve ser importante. Como Personal Organizer estou comemorando 20 de maio compartilhando algumas DICAS.

Você acredita que existe somente uma maneira para criar um ambiente organizado?

Você acha que determinadas pessoas tem a capacidade de organizar-se e outras não?

Você acha que poderia estar equivocado com estas ideias?

Posso apresentar DICAS universais para a organização, mas o ambiente ficará arrumado se for respeitado as características da pessoa que utiliza aquele espaço. O que a motiva? O que dá singularidade ao ambiente? Por isso evito colocar somente fotos do ‘antes e depois’. Elas pouco revelam sobre a história da organização daqueles objetos.

Basicamente, temos dois grupos de pessoas onde a definição de organização e arrumação diferem.

Um grupo, apresenta um perfil mais emocional e precisa de estímulos visuais como quadros, objetos de decoração coloridos, plantas e flores.

Casa Cor 2017 – ambiente emocional

Outro grupo, entende que um ambiente arrumado é aquele que apresenta praticidade, minimalismo de objetos criando um sistema mais clean na organização. E visualiza os ambientes cheios de estímulo como “bagunçados”.

Casa Cor 2017 – ambiente prático

Então… qual grupo você pertence?
A arquiteta Janaína Bohlke da Transforme Express dá algumas DICAS de espaços repaginados para você se inspirar e investir na organização dos seus ambientes residenciais ou laborais.

Para ambos podemos desenvolver sistemas de organização com a seleção de objetos por categorias e subcategorias, com definição de espaços otimizados para os hábitos cotidianos, evitando a perda de tempo na procura de objetos e documentos.

E quando numa mesma casa ou escritório temos pessoas com perfis de funcionamento distintos? O que fazer?

Nesta hora, surge em cena o que chamamos de negociação, pois as singularidades precisam ser respeitadas para que se tenham pessoas motivadas. É possível sim, obtermos ordem sem aquela desculpa de que “eu me acho na minha bagunça”.

Você está em dúvida sobre qual seu estilo de perfil de personalidade e como pode respeitá-lo criando um ambiente feliz? Que tal participar do workhop A Tríade: personalidade, espaço e tempo? Investir em autoconhecimento pode ajudar a economizar naquelas tentativas de mudança que acabam sendo um erro.

Inscreva-se:https://www.sympla.com.br/workshop-a-triade-personalidade-espaco-e-tempo—empreeendedorismo-rosa—curitiba-pr__144139

Personal Organizer Curitiba é com a Dica da Tere, especialista em organização. Ensina você desde como organizar um armário até criar um ambiente feliz!

Deixe sua Resposta