Repaginação de e-commerce


Por Tereza Karam

Vivemos num período da história, em que a comunicação com o mundo se dá em tempo real e onde as fronteiras, são eliminadas por conta da tecnologia. Podemos estar em vários países sem sair de casa, falar com pessoas do outro lado do mundo e adquirir produtos e serviços com alguns clicks como nos e-commerces. Um hoje anunciado por gurus futurólogos, especialistas em prever as necessidades do mundo, com base nas demandas do comportamento humano como Faith Popcorn, que na década de 90 anunciava o “enclausulamento” com o consumo de produtos e lazer sem sair de casa.

Como Psicóloga e Consultora em Organização desenvolvo junto com meus clientes, projetos para adequação desta realidade. Mesmo uma empresa que já nasce com bases tecnológicas, como um e-commerce, precisa se reinventar para manter-se conectada dentro das tendências de mercado.

A Mascarello Kids um e-commerce de brinquedos precisou, após cinco anos de mercado, rever seu posicionamento com a análise de números e dados. A mudança começou, com a opção por focar apenas no nicho de pelúcias. O que já constitui uma quantidade enorme de produtos a serem cadastrados com fotografias, características, dimensões e até mesmo pessoalização, pois nada mais gostoso que receber um bicho de pelúcia com nome próprio e aroma. Uma bela estratégia para registro da memória emocional, estimulando os sentidos da visão, tato e olfato.

Mesa de trabalho

E quem pensa, que por ser uma empresa on-line tudo é feito por sistemas automáticos, está equivocado!

Pessoas alimentam os sistemas, para que rodem adequadamente e cheguem ao consumidor final com baixo índice de erros. Neste processo, capacitar pessoas e criar rotinas e protocolos são fundamentais. Na Mascarello Kids utilizamos a metodologia do ‘Quadro Scrum’ para melhor visualização do processo com reuniões diárias.

Por que não optamos por um sistema high tech como as plataformas Trello ou Pipefy?

Justamente para estimular várias áreas do cérebro, gerando uma combinatividade do mundo virtual e cinestésico.

Quadro Scrum

Pensando em funcionamento cerebral e inspirado no Campus do Google  visitado pela empresária Graziela Mascarello, repaginamos o espaço físico da empresa incluindo uma sala de descompressão, ou sala de criatividade, ou sala zen…. são muitas denominações para o mesmo espaço com o objetivo de:

    • descansar quando o fluxo de energia está baixo
    • produzir quando a criatividade está aflorando em nível ótimo
    • relaxar quando a pressão mental atrapalha o bom desempenho
    • se reabastecer quando é preciso continuar produzindo focado em metas

Sala Zen

Muitas pessoas que entram em contato com o mundo virtual, esquecem que para ele atender às demandas de seus clientes, precisa ter um mundo real construído de maneira sólida e sustentável. Assim, a estrutura do e-commerce vai além da área física com computadores, incluindo área de estoque, embalagem e entrega.

Bancada para embalar produtos

A Mascarello Kids conta com parcerias para fazer os produtos chegarem até seus clientes através do sistema dos Correios e também, o ‘retira fácil’ onde os clientes de Curitiba-PR podem retirar seus produtos no Espaço Mammy Care.

Alexandre – funcionário dos Correios coletando produtos

Sem dúvida a maior parte do tempo a empresa “roda” no mundo on-line, afinal é uma empresa de tecnologia!

Mas, cabe lembrar que uma equipe de pessoas com várias expertises estão por trás do sistema de e-commerce e que o resultado, depende de criar rotinas e repeti-las buscando aprimoramento e também, valorizando o potencial de cada pessoa envolvida nos diversos processos.

Empresária Graziella Mascarello

Celebrar cada ano ajuda a manter vivo o propósito da empresa e assim, as motivações cotidianas. A Mascarello Kids fez uma festa de 6 anos e “despertou”  (tirando do estoque) os bichos de pelúcia, para que eles interagissem com seus convidados.

Crianças com pelúcias

Dica da Tere: mantenha-se aberto às mudanças, repense seu negócio e acima de tudo seja apaixonado pelo que faz!

Consultoria em Organização é com a ‘Dica da Tere’, ensina você desde organizar um armário até criar um ambiente feliz e produtivo!

Deixe sua Resposta