Agora sim, uma lanchonete conceitual !


(Foto Graziela Mascarello)

Por Tereza Karam

As paredes tem “ouvidos”, mas elas também “falam”! Eu acredito nisso, por isso nos meus projetos, sempre pergunto para os clientes o que eles querem que suas paredes comuniquem. Nesta lanchonete conceitual, as paredes comunicam a história do empresário apaixonado pelo Surf de Longboard.

Tudo começou com a compra de um ponto comercial!

Ops! Não foi assim que a história começou!

Tudo começou com um projeto em 2013 de uma lanchonete que vende kebab, também conhecido como shawarma. Um fast food saudável popularizado na Europa com a entrada de imigrantes libaneses e no Brasil, em Foz do Iguaçu com os imigrantes árabes. É composto do pão árabe recheado com carne assada e legumes (tomates, cebola, picles…) e montado com cremes típicos do oriente médio como o homus (pasta de grão de bico com gergelim) e o labneh (uma coalhada, parecida com iogurte). Dentro desta realidade ele pode ser servido na rua, onde o cliente sai comendo, mas também pode ser utilizado numa versão gourmet com uma experiência gastronômica, repleta de especiarias do oriente médio. A segunda versão, foi a opção deste empresário que idealizou o projeto unindo o kebab, num ambiente com a cultura do Surf de Longboard.

Minha parte na história como Consultora em Organização, pós graduada em Gestão da Qualidade e professora de pós graduação na área de alimentos, foi de repaginar o ponto comprado.

Agora sim, está na hora de falar do ponto comercial no coração do bairro Bacacheri em Curitiba no Paraná.

E também, de implementar com a equipe as Boas Práticas de Alimentação.

Uma orientação para os meus clientes é de sempre dominarem todos os processos da empresa. Fácil de falar e difícil de executar, pois requer sair da zona de conforto e fazer atividades que nem sempre são apreciadas, mas o objetivo é não ficar dependente da mão de obra contratada.

Afinal o negócio é seu, o investimento é seu, o sonho é seu!

Então, vamos mostrar o resultado do trabalho de 4 meses de consultoria contando com a parceria de profissionais da construção civil que revisaram a parte elétrica – não abro mão da segurança, mesmo que o cliente não veja – instalaram azulejos para melhorar a higiene, lixaram e pintaram paredes, instalaram pias e deixaram a estrutura pronta para novos móveis organizarem e a decorarem o ambiente.

A parceria com um estúdio de design foi fundamental para criar a identidade da kebaberia com cores, logomarca, cardápio, banners e material gráfico para alimentar as mídias sociais. Afinal, não basta existir fisicamente, é preciso divulgar o seu trabalho on-line.

Ponto comercial comprado, onde existia uma hamburgueria que servia almoço com prato feito

 

A ausência de decoração facilitou o processo de repaginação

 

A Logomarca foi desenhada, após estudo sobre o conceito do ambiente

 

Um ambiente colorido com cores quentes, a suavidade do mar e o destaque para a prancha de Surf de Longboard  (foto Jonas Rebicki)

 

As paredes contam a história do empresário e seus amigos com fotos reais e incríveis de ondas pelos mares do mundo

 

As ondas são autografadas pelos surfistas

 

O ambiente é convidativo para as famílias frequentarem

 

Histórias de parcerias materializadas em peças de roupas, fotos e logomarcas

 

Histórias atuais como o Club de Surfistas de Longboard do Paraná, os Longbrothers

 

A abertura da casa com músicos e amigos surfistas em 07 de abril de 2018

 

A máquina de assar o kebab temperado com especiarias do oriente médio

 

O sanduiche pronto, servido com cremes libaneses

 

A versão do kebab no prato, como opção para um almoço saudável

Neste case  identificamos a macro-tendência da personalização massiva, pois o ambiente da kebaberia oferece uma especialidade – o kebab – como um nicho de mercado, num ambiente onde as pessoas sentem que tem pertencimento, na cultura do Surf de Longboard.

Dica da Tere: para materializar um sonho, busque parcerias que consigam traduzir seus desejos e sentimentos e tenha persistência.

Consultoria em Organização é com a ‘Dica da Tere’, ensina você desde organizar um armário, até criar um ambiente feliz e produtivo!

 

 

 

Deixe sua Resposta