Celebrando a 3° Primavera da ‘Dica da Tere’


Por Tereza Karam

Parece que a palavra do momento é reinventar-se e assim, a ‘Dica da Tere’ celebra sua 3° Primavera reinventando-se!

Posso dizer com certeza, que nasci com o empreendedorismo no meu código genético. Como não vivo num universo que pode bancar financeiramente meus sonhos e desejos, fui achando alternativas para realizá-los. A garra – traduzida por entusiasmo + persistência – tem sido minha companheira desde que me conheço por gente, com 8 anos de idade.

Minha mãe guarda até hoje meu primeiro empreendimento, uma almofada para colocar agulhas e alfinetes como suporte para ela costurar. Era dia das mães, e eu não tinha dinheiro para comprar um presente, mas queria materializar meu afeto. Então… peguei retalhos de tecido, fio e agulha (devo ter visto em algum lugar) e teci à mão meu presente.

Este foi apenas o início, pois ao longo da vida infantil e adolescente “fabriquei” muitos artefatos e vendi para colegas e amigos. Continuei a empreitada na Universidade de Psicologia, confeccionando roupas e aproveitando as datas especiais (Dia da Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal…) produzindo e vendendo muitas coisas.

Durante todo este tempo, achei que era apenas um meio de sobrevivência, uma maneira para custear meus sonhos.

Hoje, sei que não importa se nasci numa família de classe média de professores ou se tivesse nascido numa família com poder aquisitivo mais alto, minha veia empreendedora sentiria o mesmo comichão para planejar, criar, produzir… Tenho um estilo estrutural bem marcado, que me acompanha desde pequena e tenho trabalhado para aproveitar ao máximo meus pontos fortes e atenuar os pontos fracos. Afinal, “vendo” aprimoramento pessoal e para mim “Em casa de ferreiro, o espeto precisa ser de ferro”.

A ‘Dica da Tere’ nasceu em 2014 com uma FanPage comunicando meu hobby de organização. Caiu no gosto do público e de maneira orgânica, foi para 2.000 likes em pouco tempo. Comecei a ser chamada de Personal Organizer’  uma profissão regulamentada nos EUA, mas não no Brasil. Resolvi olhar para isto como um empreendimento e em 2015 investi em CNPJ, identidade visual e parceria para expandir o negócio.

Personal Organizer Curitiba é com a ‘Dica da Tere’, especialista em organização! Ensina você desde organizar a casa, até criar um ambiente feliz!”

Foto: Claudio Junior – Somos Um Fotografia

Foto: Claudio Junior – Somos Um Fotografia

Estava adorando meu posicionamento, mas comecei a ouvir repetidamente que eu estava oferecendo ao mercado mais do que o trabalho de organização e que a psicóloga continuava atuando fortemente.

Foto: Claudio Junior – Somos Um Fotografia

Então… vamos olhar para o feedback e rever o posicionamento no mercado.

Tenho uma carreira de 22 anos como Psicóloga atuando em consultório, como instrutora e consultora organizacional, claro que este conhecimento de gente faz a diferença em qualquer trabalho que desenvolva. Minhas características me acompanham: sou dinâmica, antenada, coloco a “mão na massa”, tenho foco no resultado bem feito, gosto das regras claras esperando serem seguidas.

Foto: Tereza Karam

O que fazer com um conhecimento e uma caminhada num cenário mundial disruptivo?

A forma de “fazer” psicologia, de ensinar e me comunicar não é a mesma de quando me formei. Minha atuação hoje, não existia e a originalidade tem um peso grande. Questionar tradições e desafiar o status quo, podem parecer um comportamento audaz e autoconfiante, mas a insegurança, a hesitação e o medo também me acompanham. O psicólogo e escritor Adam Grant, em seu livro Originais coloca que “Ser original não é fácil, mas não tenho dúvidas quanto a isto: é o melhor jeito de melhorar o mundo ao seu redor.”

Então… encaro o medo, redefino o posicionamento em 2018, mudando inclusive a logomarca.

Foto: Graziela Mascarello Boff

“Sou Tereza Karam Psicóloga e Consultora em Organização e Produtividade empreendendo com a ‘Dica da Tere’ e por onde “passeio” levo os sistemas que criei compartilhando a organização saudável e produtiva da casa, empresa, mente, corpo, tempo… vida!”

Foto: Sonia Sens

“A Psicologia Ambiental ensina você a criar um ambiente emocional interno equilibrado e um espaço físico organizado e feliz, respeitando seu perfil de personalidade.”

Se eu continuo “colocando a mão na massa”?

Sim, esta é uma das minhas características e um comportamento disruptivo para uma psicóloga, pois optei por ir além do consultório de psicologia. Ele é apenas uma parte do processo de mudança de modelo mental, pois estarei com você lado a lado construindo seu ambiente interno e externo.

Neste artigo celebro com você a 3° Primavera de mais um empreendimento, que creio ser a síntese de uma vida!

Se quiser vivenciar mais de perto o trabalho da Psicologia Ambiental, para sua residência ou empresa, preencha o formulário abaixo e será um prazer compartilhar esta experiência com você!

 

 

8 Respostas


  • Grazi // // Resposta

    Parabéns Tere por todo seu caminhar.

    • Tereza Karam // // Resposta

      Grata pelo carinho!

  • Claudia // // Resposta

    Parabens Tere . Você é mesmo uma pessoa com muita garra e merece todo o seu sucesso

    • Tereza Karam // // Resposta

      Grata pelo carinho! Isso me move!

  • Cristiane Souza // // Resposta

    Parabéns pelos três anos de Dicas da Tere!!!! Intensidade, carinho e originalidade. Isso é que propósito! Que venham muitos mais bons anos, Tere!

    • Tereza Karam // // Resposta

      Grata pelo carinho!

  • Taciana // // Resposta

    Parabéns! Admiro muito você e seu trabalho! 😉

    • Tereza Karam // // Resposta

      Grata pelo feedback!

Deixe sua Resposta