Supera: um local de trabalho organizado


Por Tereza Karam

Quando falamos em Qualidade de Vida, os estudos mostram que precisamos estar equilibrados em quatro pilares: social, afetivo, saúde e trabalho. O local de trabalho, onde passamos a maior parte do tempo, precisa estar organizado para que possamos nos superar, utilizando nossas potencialidades. Saber que somos capazes de gerar renda e que nossa vida tem um propósito, é fundamental para nossa auto estima.

Fui chamada para desenvolver o projeto de mudança do Programa Supera que inicialmente, estava funcionando em várias salas de uma casa e precisava de organização e espaço para ampliar e melhorar sua capacitação e produção.

Local do Programa Supera antes da mudança com a organização

 

Local de trabalho na casa antes da organização

 

Sala de máquina de costura na casa antes da organização

Logo de cara, me encantei com o propósito da ONG, que utiliza “lixo” como matéria prima, pois a Dica da Tere segue o conceito dos 4R:  reutilizar, reciclar, reduzir e repensar. Este alinhamento sempre é motivador e aumenta mais, quando as oficinas são de geração de renda para público em vulnerabilidade social.

Então… mãos à obra e junto com liderança e produtores, vamos selecionar item por item, categorizar e ordenar para que o novo espaço ofereça redução no tempo de procura da matéria prima. Um trabalho que exige a utilização de quatro recursos psicológicos: interesse, prática, propósito e esperança. E junto com a equipe “coloco a mão na massa” com a garra necessária para fazer mais uma bela história.

Novo local do Programa Supera, antes da mudança com a organização da ‘Dica da Tere’

 

Visão interna do novo local do Programa Supera

Apesar do espaço bem mais amplo que a casa anterior subdividida em salas, ainda assim um projeto desafiador!

Dar a identidade do Programa Supera e criar um ambiente emocionalmente agradável, estimulando a capacitação de pessoas que já vivem sob uma condição social e emocionalmente difícil.

A primeira inspiração, veio pela utilização das cores da logomarca na pintura de áreas, mantendo a amplitude do espaço, mas deixando-o mais leve com a utilização da psicologia das cores e a criação de Estações de Trabalho.

Logomarca Programa Supera

Outra inspiração veio pelos produtos feitos pela própria empresa, que eu me apaixonei!

São organizadores que fazem parte da Linha EcoBanner em três tamanhos e foram utilizados para organizar a matéria prima, utilizada nas diversas Estações de Trabalho.

Estação de Trabalho com área de estoque em organizadores da Linha EcoBanner

Por falar em Estações de Trabalho, a definição da área com limites claros é fundamental para manter a organização. Para isso, o desenvolvimento da  liderança do Programa Supera está sendo fundamental girando o ‘PDCA’  em busca de aprimoramento contínuo. Esta é uma das ferramenta da Gestão da Qualidade que utilizo, onde fazemos juntos um planejamento claro e objetivo, desenvolvemos o planejado, fazemos a checagem e a posterior ação corretiva.

Gosto de pensar que estamos sempre em processo de melhoria contínua e mais do que nunca, as mudanças ocorrem de forma acelerada,  precisamos sair da zona de conforto, correndo atrás do que é bom, produtivo e faz sentido para uma vida com propósito. Conhecer o Perfil de Personalidade com seus pontos de luz e também de sombra é fundamental para um Líder de Equipe.

Desenvolvimento da Liderança do Programa Supera com orientação da ‘Dica da Tere’

E mesmo estando em processo é preciso celebrar cada etapa importante, pois somos movidos por reconhecimento, tanto os chamados insociais como o pagamento recebido pelo trabalho, como o reconhecimento público e feedbacks positivos.

Para celebrar mais uma etapa importante no ciclo de vida do Programa Supera, aconteceu a inauguração da Fábrica Supera com a presença de parceiros, apoiadores, produtores e liderança do Programa.

Presidente da Unilehu, entidade mantenedora, Andrea Koppe

 

Coordenadora do Programa Supera, Andressa Koppe

 

Faixa de inauguração da Fábrica Supera

 

Visão ampla das Estações de Trabalho e local de organização do estoque

 

Liderança das Estações de Trabalho na Fábrica

 

Estação de Trabalho de Sublimação para brindes e presentes

 

Organização do lixo em forma de trapo para a Estação EcoTrapo

 

Estação de Trabalho EcoTrapo com organização da ‘Dica da Tere’

 

Organização do lixo banner para a Estação EcoBanner

 

Showroom dos Produtos Supera

 

Costurar agora, ficou mais motivante com a organização da matéria prima e organizadores da EcoBanner

 

Produtores no dia da Inauguração da Fábrica Supera

 

Produtores recebendo uma mensagem da coordenação, em formato de almofada

 

Fábrica Supera pronta para dar continuidade na produção de produtos sustentáveis com base na inclusão social

 

Dica da Tere: envolva-se e apoie projetos que além de sustentar sua existência aqui na Terra, falem com seu coração e esteja alinhado com seu propósito de vida.

Sou Tereza Karam, a Tere da ‘Dica da Tere’ Psicóloga e Consultora em Organização e Produtividade, apaixonada pelas pessoas e as relações que elas estabelecem com a vida. Acredito no aprimoramento pessoal como maneira de “passearmos” por este mundo, vivendo a felicidade e a excelência como escolhas diante das oportunidades!

1 Resposta


  • Cristiane Souza // // Resposta

    Maravilhoso!!! Maravilhoso!!! Tudo maravilhoso! As almofadas para os produtores achei um carinho cheio de significado também. Parabéns para a empresa! Parabéns, Tere! Realizou um incrível trabalho!

Deixe sua Resposta